Resenha (sem spoilers): Glass Onion (2022)

Eu consigo citar cerca de vinte ou trinta filmes baseados em livros de mistério que foram lançados durante os anos 30 e 40 do século passado. É óbvio que esse tipo de filme passou a ser menos frequente com o tempo, especialmente quando os figurões do cinema entenderam que ninguém aguenta ver explicações longas sobre como é possível trancar salas por fora usando fios e alfinetes. O povo queria ver ação. Tiro, porradaria e muita explosão. Isso mudou um pouquinho com a chegada da adaptação de 2017 de “Assassinato no Expresso do Oriente” com Kenneth Branagh no papel de Hercule Poirot. O filme foi massacrado por fãs de Agatha Christie, mas é inegável que abriu espaço para que filmes com estilo parecido pudessem ser lançados. Acontece que dois anos depois é lançado Knives Out, lançado no Brasil como “Entre Facas e Segredos”.

Knives Out é um filme de mistério que usa muitos elementos dos mistérios tradicionais: a casa afastada dos grandes centros urbanos, os tons escuros, o uso de cravo e violinos, o escritor peculiar, as intrigas familiares etc. Rian Johnson é fã de mistérios tradicionais e até mesmo chegou a comentar sobre alguns escritores do gênero pelo Twitter, sendo possível citar sua predileção pelos títulos de capítulos de John Dickson Carr. Tudo isso com uma roupagem moderna e com críticas bastante contundentes que continuam valendo mesmo hoje em dia. O filme, obviamente, foi um sucesso entre a crítica e entre espectadores como mostra a classificação no Rotten Tomatoes. Eu não pretendo discutir muito sobre o filme, embora deixe explícito que é um ótimo filme.

O sucesso do filme fez com que todos aguardassem uma continuação e é óbvio que ela veio! Glass Onion foi lançado em alguns cinemas em 23 de novembro de 2022 e em 23 de dezembro de 2022 para a Netflix. Daniel Craig retorna ao papel do detetive Benoit Blanc, dessa vez sendo arrastado para a Grécia com um grupo bem mais diverso que a família Thrombey de Knives Out. O elenco conta com atores bem interessantes: Madelyn Cline, Kate Hudson, Jessica Henwick, Edward Norton, Kathryn Hahn, Janelle Monáe, Leslie Odom Jr. e Dave Bautista. O próprio Rian Johnson confirmou que boa parte da inspiração para o filme veio de outro filme do gênero, o The Last of Sheila.

Os dois filmes da série possuem um foco muito forte em “whodunit”, ou “quem matou?”, mas Knives Out focava muito em “como matou” (tanto que a discussão principal entre a polícia e Benoit Blanc era se Harlan Thrombey tinha sido assassinado ou cometido suicídio). Glass Onion toma um caminho diferente e explora muito mais os personagens, afastando o “como matou?” e dando espaço para o “por que matou?”. A relação entre os personagens e o que levou Benoit Blanc àquela ilha no meio do Mar Egeu são elementos importantíssimos do mistério. As pistas são plantadas com extremo cuidado, mas tudo está lá.

Benoit Blanc está MUITO mais interessante nesse filme. Confesso que ainda é estranho ver Daniel Craig interpretando um personagem cerebral e menos porradeiro que James Bond, mas a atuação dele nesse filme é muito boa. Até existe o clássico “ah, você que resolveu o caso X?”, mas gostei de não terem citado diretamente o caso de Knives Out, indicando que o Benoit é uma figura que soluciona diversos casos e que dá margem para que Rian Johnson explore isso em outros materiais.

Vou ser sincero: eu ainda prefiro Knives Out. Os entusiastas da Era de Ouro também. Só que Glass Onion não é um filme ruim. Longe disso. É um colírio para os olhos de quem adora consumir Agatha Christie e outros autores tradicionais que foram esquecidos no Brasil. Esse foi o terceiro whodunit com um estilo mais tradicional sendo lançado em 2022, junto com Death on the Nile e See How They Run. Tudo indica que um terceiro filme com Benoit Blanc será lançado. Os rumores apontam que ele já estava trabalhando na continuação enquanto o segundo filme era gravado. Recentemente ele fez um tweet indicando que estava lendo John Dickson Carr, então é possível que vejamos algo baseado nas obras do Maestro em um futuro filme.

Deixe um comentário